Tendencias para 2020

O setor de hotelaria e meios de hospedagem é um dos elos mais impactos por mudanças ultimamente. Isso porque a chegada de novas plataformas de distribuição de hospedagem modificaram completamente a forma como vivemos e como consumimos serviços. O reflexo disso é uma vida “onlife”, ou seja, o online e o offline cada vez mais juntos, em todas os sentidos. Esse foi o tema da palestra “Tendências e inovação para o Turismo & Hotelaria”, apresentada pela consultora Marta Poggi no Sebrae, em Curitiba (PR).

Durante o evento, a especialista ressaltou que o mercado vem se transformando porque o consumidor mudou: agora temos o viajante 4.0, um novo turista que utiliza o celular durante todas as etapas da sua jornada de compra. Ele compartilha avaliações das marcas que teve contato durante a experiência de viagem, tem mais informações, dedica cada vez mais tempo para se planejar e considera a experiência mais importante que o destino. Um exemplo disso é a busca online. Mais de 90% dos viajantes buscam por informações sobre destinos antes de concretizarem a compra da viagem, segundo uma pesquisa do Mind Miners.

Esse comportamento destaca a importância das empresas inovarem. E engana-se aquele que acredita que a inovação só é possível por meio do investimento. Muitas das inovações no setor de hotelaria e hospedagem podem ser feitas com base criatividade. E foi pensando nessa necessidade de inovação, que a consultora Marta Poggi apresentou as cinco principais tendências para a hotelaria em 2020 durante sua palestra. Confira quais são elas!

01 – O mundo digital seguirá transformando o setor

A facilidade de ter tudo em mãos e a chegada de inovações no setor será cada vez mais comum. Entre as principais mudanças está o uso da inteligência artificial, uma ferramenta fundamental para se gerar dados de clientes e auxiliar na tomada de decisões. Outra importante tecnologia são os chatbots, capazes de atender o cliente em tempo real e mantê-lo ativo mesmo após algum tempo. Nesse cenário ainda temos a realidade virtual, que permite uma experiência prévia dos espaços de hospedagem e que pode funcionar com uma importante ferramenta para as empresas. Por isso, é importante pensar em como a tecnologia pode transformar a relação com o seu cliente.

02 – Foco nas experiências

Essa é a preferência dos clientes! 74% dos millennials preferem gastar com experiências, segundo os números apresentados durante a palestra. Nesse cenário, os turistas têm buscado por atendimento 24h durante os sete dias da semana, além de optarem por plataformas e aplicativos amigáveis para o uso – o que reflete a necessidade das empresas estarem atentas ao imediatismo e à tecnologia aplicada ao negócio. Os empreendedores também devem levar em conta a experiência omnichannel, pensando na estratégia para diferentes canais.

03 – Rumo à sustentabilidade

Você sabia que 40% dos turistas estão dispostos a pagar mais para se hospedar em empresas que tenham práticas sustentáveis? A pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo mostra como este é um assunto cada vez mais importante para o consumidor. Para colocar a sustentabilidade em prática, as empresas podem começar com atitudes básicas, como por exemplo, diminuindo as embalagens plásticas dos produtos oferecidos. Aderir à essa e outras posturas sustentáveis pode trazer competitividade ao seu negócio.

04 – Reservas diretas

Facilitar a reserva direta do seu negócio é uma das grandes tendências, segundo a especialista. Para atrair o cliente direto, alguns cuidados são essenciais, como por exemplo: ter um site responsivo que dê a possibilidade de realizar reservas online; permitir que o cliente entre em contato por meio do whatsapp disponível no site; investir em campanhas de mídia pagas, para ampliar o alcance da sua marca; manter uma base de clientes atualizada e aproveitá-la por meio da nutrição de conteúdo e estar atento à reputação online do seu empreendimento (principalmente avaliações do TripAdvisor e Google Meu Negócio).

05 – Comando de voz

Pesquisas mostram que em quatro anos 80% das nossas buscas serão via voz. Isso demonstra que, cada vez mais, o consumidor irá fazer suas reservas sem clicar em nada, utilizando, apenas, o comando por voz. Esse novo comportamento aumenta as chances do cliente comprar direto da empresa ou marca que está oferecendo o produto ou serviço. Por isso, pense nisso ao desenvolver suas estratégias.

Fonte: Sebrae
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