Sou viajante iniciante, o que devo fazer?

Viajar é tudo de bom, não é? Ainda mais quando estamos rumo a um destino muito desejado e que estamos planejando há muito tempo. Mas, para quem é viajante de primeira viagem, esse momento pode gerar certo nervosismo e alguns esquecimentos. Você sabe o que deve fazer para que dê tudo certo na sua viagem? Vem com a gente!

Com a proximidade da data da viagem é normal que a gente fique ansioso, ou até mesmo bastante nervoso. São tantas coisas para resolver que o nervosismo só aumenta.

Nessas horas, as coisas deixadas “para depois” surgem todas ao mesmo tempo. Mas você sabe por onde começar? Quais as coisas importantes para se levar em consideração? Tem um checklist para te ajudar? Vem com a gente que separamos as melhores dicas para você!

Por que viajar?

Por mais que o desejo de viajar seja grande, muitas vezes somos pegos pensando: “por que devo viajar e não investir em outras coisas?”.

É muito importante colocar na balança o que é relevante para você. Algumas pessoas podem considerar os gastos com uma viagem desnecessários, preferindo investir em outras coisas.

Mas, para quem deseja viver aventuras, expandir seus conhecimentos, relaxar, desenvolver autoconfiança, ou mesmo provar novidades gastronômicas, investir em uma viagem é a melhor opção.

O importante, nesse caso, é saber reconhecer o que é relevante para você.

Quais cuidados devo ter ao viajar?

Sair da sua cidade rumo a um novo destino exige alguns cuidados indispensáveis.

Na sua cidade, você já conhece ruas, bairros e estabelecimentos e consegue traçar rotas e se encontrar, caso se perca. Em uma cidade desconhecida, não.

Por isso, ao marcar uma viagem, busque estudar cuidadosamente o lugar para onde você vai; veja o índice de violência, pesquise rotas, as ruas que ficam nas proximidades da hospedaria, e comércios locais onde você poderá conseguir produtos que precisar durante a viagem.

Durante a pandemia da COVID-19, alguns cuidados também são necessários, como monitorar a taxa de transmissão da cidade e o índice de vacinados. Aqui você encontra algumas das nossas dicas para hospedagem em hotéis durante a pandemia.

Um outro ponto importante é sempre fazer a checagem dos seus documentos e das pessoas que viajarão com você. Nada de viajar sem RG e, em alguns casos, certidão de nascimento, hein?!

Como fazer a minha viagem mais prazerosa?

Uma viagem bem aproveitada é aquela que não te deixa passar dor de cabeça, e que você pode aproveitar plenamente cada momento pois conseguiu planejar todos os passos e possibilidades.

Nesse sentido, a dica fundamental para se fazer uma viagem tranquila é o planejamento prévio, como já falamos em outro post.

Um bom planejamento dá conta de controlar gastos, otimizar tempo e, ainda, garantir um maior aproveitamento de tudo pois eliminará aquele momento de indecisão, sobre para onde ou como ir para determinados lugares.

Outro ponto muito importante é a otimização da mala. Tenha um controle acerca do levará, levando em consideração o clima local, a previsão para aqueles dias, as atividades que programou. Não esquecendo, é claro, de levar sempre uma ou duas peças reservas para o caso de uma mudança de tempo brusca não esperada.

E, claro: tenha sempre na bolsa, ou mochila, pequenos lanches. Em alguns passeios será difícil encontrar restaurantes, quiosques ou lanchonetes, por isso, é indispensável carregar consigo algum petisco. Assim, você evita ir embora mais cedo por estar com fome, ou mesmo passar mal devido à falta de alimentação.

Por último, mas não menos importante: tenha um check list. Com ele, você terá a garantia de que não deixará passar nada e conseguirá controlar melhor o tempo de planejamento.

Como fazer um check list?

O check list é uma poderosa arma para a melhor gestão do seu tempo, além de garantir um controle cuidadoso.

Por isso, fazer um check list exige, em primeira mão, pesquisa. Conhecendo o lugar para o qual você se dirige, montar a sua lista será muito mais fácil.

Em segundo lugar, é importante saber quais objetos e equipamentos você deseja levar. Lembrando-se sempre que, alguns equipamentos exigirão que você leve carregadores e cabos.

Em terceiro ponto, listar documentos obrigatórios e objetos pessoais indispensáveis.

Montando um check list

Mala de mão – aqui contém sempre as coisas mais valiosas e importantes, como: documentos (incluindo certificados de vacinação); eletrônicos; alguns alimentos; remédios; dinheiro; bateria auxiliar ou carregador portátil (para não ficar dependente da tomada fora da hospedaria e acabar em situações difíceis); mapas, e outros equipamentos que ajudem na localização.

Mala/bagagem – aqui contém as coisas de uso pessoal, como: roupas; acessórios; maquiagem e produtos para cuidados com a pele; produtos de higiene pessoal; e alguns medicamentos.

O importante é que essas informações sejam esmiuçadas, se tornando tarefas especificadas para que se torne mais fácil cumpri-las e organizá-las.

Quando especificamos melhor o que levar, fica muito mais difícil esquecer.

E para quem gosta de praticidade, é possível encontrar aplicativos que ajudem na criação de check lists personalizados, facilitando a vida do viajante.

Conclusão

Viajar é uma experiência maravilhosa, que pode ficar ainda melhor se soubermos o que fazer para evitar situações desagradáveis.

Ao se iniciar no mundo das viagens, alguns cuidados são muito importantes, principalmente se for um viajante solitário.

Com as nossas dicas, é possível aproveitar muito bem o passeio e garantir a segurança e uma maior tranquilidade para curtir cada momento sem dores de cabeça ou preocupações.


Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

Reserve aqui