Curiosidades sobre Santo Antônio de Jesus

orange question mark background with text space

Considerada a cidade mais importante do recôncavo baiano, Santo Antônio de Jesus, ou SAJ para os íntimos, leva o título de “capital do recôncavo”. Esse apelido, é claro, não é à toa, uma vez que a cidade possui uma localização privilegiada, ficando próxima a três importantes conexões: Salvador, com a BR-101; Itaparica, com a BA-046; e a ligação com os municípios do oeste, com a BA-026.

E com um título desses, haja história para contar, não é mesmo? Então, se está preparando as malas para conhecer SAJ, fica de olho nessas curiosidades para aproveitar ainda mais o seu passeio!

Terras férteis e mata exuberante

A história de SAJ começa lá no século XVII e XVIII, quando um processo de desbravamento foi empreendido pelos colonizadores Pero Carneiro e D. Álvaro da Costa.

Devido à fertilidade da terra e à mata exuberante, esses colonizadores se estabeleceram e, aos poucos, a região passou a ser povoada. 

Conta-se que o fato de haver muitos rios e riachos no entorno da região, também foi determinante para isso, pois facilitavam o processo de plantação da cana-de-açúcar, como o rio da Dona, rio Sururu e o rio Jaguaripe.

A história da Igreja Matriz

Com a chegada dos colonizadores e o povoamento da região, não demorou muito para haver um grande número de pessoas morando por aqui. Dentre esses moradores, havia o padre Mateus Vieira de Azevedo, que se tornou uma figura de destaque.

O padre se estabeleceu nas proximidades do rio Sururu e ergueu um oratório, que foi consagrado a Santo Antônio de Jesus. Esse oratório se torna Capela, em 1777. E em 1852 é elevado à Igreja Matriz. 

Uma igreja cheia de história, não é mesmo?!

Cidade das Palmeiras e suas palmeiras seculares

Vamos entender o motivo desse apelido “diferentão”?!

Ao visitar SAJ, uma coisa que se nota muito facilmente é a grande quantidade de palmeiras no centro da cidade. Essas palmeiras, que resistiram às intempéries, são datadas de séculos atrás e, por conta disso, chamam tanta atenção.

Por esse motivo, a cidade passou a ser conhecida também como “Cidade das Palmeiras”.

Conclusão

Já deu pra perceber que Santo Antônio de Jesus é uma cidade chegada aos apelidos, e que cada um deles carrega motivos que tornam essa uma cidade ainda mais especial. 

Conhecer Santo Antônio de Jesus é conhecer um pouco de história. Que tal desbravar um pouco dessa cidade agora que você já conhece um pouco mais sobre ela?

 

Reserve aqui