Vai viajar de carro? Saiba quais cuidados ter!

Viajar de carro pode ser uma aventura excepcional, ou uma verdadeira dor de cabeça. A sua experiência vai variar de acordo com os cuidados tomados no momento de pegar a estrada. Mas, você sabe o que é realmente importante para garantir uma viagem tranquila? Vem com a gente que vamos te contar!

Você está aí, com as malas prontas, playlist preparadíssima, e a vontade de chegar logo no destino, não é? Mas, quando falamos de pegar a estrada com um carro, os cuidados são inúmeros para garantir que um momento de diversão não se torne um problemão.

Por isso, vamos começar a ver os cuidados necessários para curtir cada segundo dessa viagem?

De olho na documentação e na revisão do carro

Antes de sair de casa, duas coisas precisam ser conferidas com calma e cuidado: a documentação do carro, e dos motoristas; e a revisão do veículo.

A documentação precisa estar em dia, sem atrasos, e em mãos. Caso haja uma blitz, ou quaisquer intercorrências no percurso, é importante dispor de todos eles para evitar dores de cabeça desnecessárias.

A revisão do carro, por sua vez, é imprescindível e deve ser feita com muito cuidado. Um carro em mau estado de conservação, apresentando problemas, pode oferecer riscos para a sua família e para a família de terceiros.

Por isso, ao marcar a viagem é importante levar o carro para a sua oficina de confiança, para realizar uma checagem e garantir que está tudo nos conformes.

Entre os pontos a serem revisados, estão:
– Freios: pastilhas, fluído, discos, lonas e tambores;
– Suspensão e rodas: realizando o balanceamento e alinhamento;
– Óleo e líquido de arrefecimento: caso note que estão em níveis não muito bons, realize a troca;
– Faróis: estradas federais exigem os faróis sempre ligados, sob risco de multas;
– Pneus: que devem estar calibrados e em bom estado.

Além disso, confira se os equipamentos estão todos à disposição, como: triângulo de sinalização, macaco, estepe e chave de roda.

Conheça a cidade para a qual você está se dirigindo

Um ponto importantíssimo a ser levado em conta, mas que na maioria das vezes é ignorado, é o destino.

Sim, isso mesmo: a cidade para onde você se destina precisa ser bem conhecida por você para que não haja problemas.

Já pensou: você de carro, chega em uma cidade com um trânsito caótico, com vias mal sinalizadas, bairros desconhecidos… não sei para você, mas para nós isso parece a receita do caos.

Por isso, ao planejar uma viagem para outra cidade com o seu carro, é importante que se estude bem os caminhos, o trânsito e os melhores horários para pegar as vias.

Esse cuidado é fundamental para evitar que você perca horas no trânsito, por exemplo. Ou até mesmo que se perca na cidade.

Outro detalhe importante é analisar lugares possíveis para estacionar. O hotel que você vai se hospedar tem estacionamento? Se não, há estacionamentos próximos?

Todos os detalhes precisam ser cuidadosamente analisados.

Pedágios e postos de gasolina: onde estão e quantos são?

Ainda sobre a importância de conhecer bem o lugar para o qual você se dirige, é muito importante conhecer, também, o percurso.

Ao sair de casa, além de conferir mapas e garantir que conseguirá chegar corretamente ao destino desejado; saber sobre a existência de postos de combustíveis e pedágios no caminho é essencial.

Os pedágios porque você precisará se planejar, colocando os custos de cada um no planejamento financeiro da viagem.

Postos porque, a gente sabe, imprevistos acontecem. Então, é sempre bom garantir que, caso falte água, petiscos, ou mesmo a gasolina, você terá onde conseguir para garantir uma viagem mais tranquila e confortável.

Reveze a direção e se alimente

Entre o lugar onde você mora e o local para o qual está indo são 8 horas de viagem. O desgaste do percurso, muitas vezes, pode acabar ocasionando cansaços e, consequentemente, dando brechas para a desatenção.

Ou, você acabou tendo uma crise de enxaqueca, ou sentiu-se mal por algum outro motivo. Dirigir quando não se está 100% pode acabar colocando a vida da sua família e da família de outras pessoas em risco.

Por isso, sempre que for viajar, certifique-se que, junto com você, há alguém habilitado para fazer o revezamento ao longo da viagem. Assim, há mais garantia de segurança.

Além disso, busque sempre se alimentar durante o percurso, levando alimentos leves que não exijam muitos cuidados como refrigeração ou acondicionamento mais complexo.

A alimentação vai ajudar a manter o foco, melhorar a concentração, e trazer mais energia para que o percurso seja feito com tranquilidade.

De olho nas leis de trânsito

Ao se dirigir para outra cidade, além de conhecer bem os percursos e o trânsito, um outro ponto precisa ser levado em consideração: as leis de trânsito locais.

Algumas cidades maiores, como São Paulo, possuem sistemas de rodízio, que, para garantir um trânsito mais fluido, destinam dias específicos para a circulação de carros com determinadas numerações de placa.

Outro ponto relevante é saber sobre faixas específicas (para ônibus, táxis, etc), e também sobre possíveis toques de recolher e outras restrições que podem ser específicas daquela cidade.

Acomode bem as bagagens

Se engana quem pensa que as bagagens podem ser colocadas no carro de qualquer jeito.

Para garantir um equilíbrio melhor do veículo, é importante organizar as bagagens de modo a distribuir bem o peso.

Bagagens no teto, por exemplo, devem ser evitadas, pois influenciam nas curvas e frenagens.

Objetos soltos dentro do carro também precisam de cuidados, pois podem ocasionar acidentes ao se chocarem com os passageiros se houver algum impacto ou freada brusca.

Conclusão

A sua viagem pode ser um momento de muita curtição se você se atentar para esses cuidados importantes.

Viajar de carro, além de extremamente prazeroso, exige responsabilidade e atenção para com a sua família e para com terceiros.

Lembre-se: você dirige por si e pelos outros. Por isso, se garantir é essencial.


Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

Reserve aqui