Atualmente, o marketing digital pode influenciar positivamente qualquer negócio. Por conta disso, cada vez mais as empresas estão investindo em suas estratégias para garantir o sucesso.
Através de diferentes estratégias, é necessário produzir bons conteúdos, estar presente nas mídias digitais, para que a sua marca seja reconhecida e que os clientes sejam fidelizados.
Quando estamos falando sobre hotelaria, o grande objetivo é encher os seus quartos durante todo o ano, não é mesmo?
Com as estratégias de marketing é possível atingir esse objetivo, de maneira não tão complicada como parece ser.
Confira um pouco mais sobre o que é o marketing de relacionamento e como essa estratégia pode fazer com que os seus resultados subam!
Atualmente, podemos contar com diferentes estratégias de marketing digital, desde o marketing de rede, ao inbound e também de conteúdo.
Entretanto, é muito importante estabelecer quais são os seus objetivos para garantir que a melhor estratégia seja escolhida.
O marketing de relacionamento tem como principal objetivo a fidelização dos seus clientes através das iniciativas de relacionamento que são estabelecidas.
Ou seja, o que importa, é a experiência do usuário no momento em que estiver usufruindo do seu serviço, ou seja, daquele momento em que está no hotel, seja por trabalho ou por lazer.
Para que a implementação do marketing de relacionamento seja estabelecida, é essencial que ela também esteja na cultura dos seus colaboradores.
Afinal, é importante saber escutar as reclamações, tentar resolver todos os problemas e, principalmente, tratar sempre com educação o indivíduo.
Para isso, é essencial ter um sistema de atendimento que cative os seus clientes.
Você pode estar pensando sobre quais são as melhores estratégias para isso. Confira a seguir!
Para qualquer estratégia de marketing, é essencial que a empresa — ou o hotel, como é o caso — conheça bem os seus clientes e o seu público-alvo.
Apenas dessa maneira é possível produzir diferentes conteúdos, assim como adequar a sua linguagem para que atinja o público esperado.
Além disso, apenas conhecendo bem quem são os seus clientes, é possível fazer com que a mensagem chegue diretamente para ele, assim como da maneira correta.
Ou seja, se o seu público normalmente são pessoas que estão de férias, ou aproveitando o fim de semana para descansar, não tem como promover isso a uma pessoa que está viajando a trabalho, preocupado com o fluxo de caixa da empresa, não é o mesmo?
Isso vai contra as estratégias de inbound marketing que visam atrair os seus clientes para o seu negócio.
O mesmo também é verdadeiro. Se nas suas publicações e mensagens, você fala sobre um local tranquilo e silencioso, fundamental para conseguir trabalhar de qualquer local, talvez isso não seja tão vantajoso para aquelas famílias com filhos que estão pensando em diversão.
A maneira de otimizar os seus resultados vai depender da estratégia que você buscou para atingir os seus objetivos.
Como estamos falando de marketing de relacionamento, que tem como meta a fidelização dos clientes, é importante garantir que esse contato seja contínuo, ao mesmo tempo que não atrapalhe.
Uma boa estratégia para isso é a de e-mail marketing. Com conteúdos bem produzidos para a finalidade de chamar o cliente de volta para o seu hotel, é essencial estabelecer um calendário editorial para isso.
Ou seja, a cada cinco dias, por exemplo, um e-mail é enviado ao cliente, falando sobre novas promoções ou oportunidades.
Outra dica essencial do marketing de relacionamento é manter o canal de comunicação sempre aberto.
Como o termo “comunicação” já diz, essa é uma via de mão dupla. Ou seja, você envia mensagens contínuas para o seu cliente, mas também precisa ouvir para garantir que tenha melhores resultados, assim como possa se aperfeiçoar.
A partir do momento que os colaboradores da empresa possuem um bom relacionamento com os clientes, fica mais fácil aumentar a renda extra do hotel, assim como garantir que eles voltem.
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério